Já Arrancou o "Estuda à 4.ª"!

O "Estuda à Quarta'' é promovido pela Associação. O objetivo da iniciativa é melhorar o aproveitamento dos alunos através da ajuda de outros alunos.
Consiste na formação voluntária de equipas de dois alunos - um é o tutor e o outro o pupilo. Os alunos em cada equipa pertencem ao mesmo ano letivo. Cada equipa estuda junta na 4.ª feira das 17:30 às 18:20 na escola. Consoante a adesão de alunos, existirão quatro salas de estudo, uma para cada ano, supervisionadas por elementos da APEE AB.
Os alunos que se quiserem inscrever podem fazê-lo preenchendo a ficha de inscrição disponível na reprografia. Esta tem de ser assinada pelo encarregado de educação dando autorização. Após preenchida, colocam-na na caixa de correio da APEE AB (ao pé do PBX - posto de primeiros socorros).
Há três tipos de inscrição:
1) Inscrição individual como tutor (aluno com aproveitamento 4 ou 5 na área a que se candidata)
2) Inscrição individual como pupilo (aluno com aproveitamento 3 ou 2 na área a que se candidata)
3) Inscrição dupla (equipa de tutor e pupilo predefinida pelos alunos)
A inscrição também pode ser feita aqui no site da Associação. Juntamente com a inscrição, os alunos recebem o respetivo regulamento (que devem guardar).
Previamente ao arranque do estudo, ocorrerá uma entrevista inicial dos alunos com o supervisor para validação/ formação de equipas. No decorrer do "Estuda à quarta" é realizado controlo de presenças dos alunos e acompanhamento do processo de estudo. Pode ser dada informação sobre desempenho da equipa aos docentes que assim o solicitem. A eficácia da iniciativa será avaliada no seu final, por via de inquérito anónimo aos alunos, análise de evolução de aproveitamento e relatórios finais dos supervisores.
Caso queiram esclarecimentos adicionais não hesitem em contactar-nos por mail ou para o telefone 911 111 149.

Pais Natal Solidários

A APEE António Gedeão vai realizar a 14.ª edição dos Pais Natal Solidários. É um evento que consiste na recolha de brinquedos e de bens essenciais nas Escolas, e consequente entrega em instituições, através de ciclistas vestidos de Pai Natal. A iniciativa já chegou a reunir perto de 100 ciclistas.

Este ano, a recolha realiza-se desde o dia 7 de dezembro até dia 15 de dezembro, e o cortejo de entrega às instituições acontece no dia 18 de dezembro, pela manhã.
A escola Avelar Brotero associa-se a esta iniciativa colocando um ponto de recolha perto do posto de primeiros socorros. onde os alunos podem depositar as contribuições da sua família, a partir de 7 de dezembro

Recolha de Brinquedos (novos ou em bom estado)
Recolha de Bens Essenciais :
HIGIENE E FARMÁCIA
 Champô/gel de banho
 Condicionador
 Halibut
 Creme hidratante
 Soro fisiológico
 Fraldas/toalhitas
 Escovas dentes/Dentífricos
 Sabonete líquido
DESGASTE RÁPIDO
 Papel higiénico
 Guardanapos
 Papel de cozinha
 Detergentes variados
 Panos absorventes
 Sacos de lixo
ALIMENTAÇÃO
 Papas
 Leite
 Bolachas
 Sal
 Enlatados
 Azeite/vinagre
 Arroz/massas
 Açúcar/farinha

Veja também...

Webinares e Formação


Cultura


Links de Interesse

Blog da Biblioteca da Avelar Brotero

Site do Agrupamento

Equipa + - vídeo de apresentação
(Apoio aos Alunos e EE imigrantes)

Facebook da Fapodivel (Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Conselho de Odivelas)


Placas Separadoras e Projetores

O Pai Natal foi generoso com a Avelar Brotero. O Agrupamento conseguiu adquirir lâmpadas para os projetores, que já foram colocadas onde faziam falta. Estão a ser montadas no refeitório as placas separadoras . Estamos a fazer todos os esforços para que a colocação e fixação com silicone esteja terminada antes do Natal. O ano de 2021 vai começar muito bem para a Avelar Brotero.

Placas Separadoras no Refeitório

A Associação encomendou separadores em policarbonato para o refeitório. Deste modo será possível aumentar de 30 para 48 os lugares disponíveis. O objetivo é reduzir a concentração de crianças a comerem lado a lado no pátio, sem resguardo.

Consulte o projeto no link Separadores Refeitório

Dificuldades na Colocação de Professores

Um artigo publicado em VOZPROF estima em cerca de 400 o total de horários sem professor, em Portugal. Os distritos de Lisboa e Setúbal são os piores, com cerca de 220 horários. Dentro do distrito de Lisboa, Odivelas surge em 2.º lugar, com 29 horários por atribuir. Vale a pena ler o artigo na íntegra:

 https://www.vozprof.com/25-mil-alunos-sem-professor-numeros-reais-podem-ser-o-dobro/

Lendo o artigo, compreendem-se as dificuldades dos Agrupamentos em darem aos Pais as respostas que eles querem, bem como o tempo gasto em processos de contratação que não vão resolver o problema. Também fica claro porque é que os horários, a maioria dos quais incompletos e temporários, não irão ser aceites por professores que, não residindo no distrito, iriam pagar para trabalhar.

Guia de Utilizador de Plataforma SIGA

Com intuito de ajuda no carregamento de cartão do aluno na Plataforma SIGA deixamos o link com o manual respetivo. Qualquer duvida podem contatar por e-mail a APEE Avelar Brotero.